Tendências do Marketing Digital para 2021
Be trendy – Siga as tendências do Marketing Digital para 2021
Estamos já na reta final de 2020. Foi sem dúvida, um ano repleto de desafios, mas simultaneamente, cheio de grandes aprendizagens.
A pandemia marcou o ano e alterou a forma como interagimos socialmente.
Inevitavelmente, mudou também o comportamento típico do consumidor e tudo indica que essas mudanças permanecerão em 2021.
A pandemia confinou pessoas no mundo inteiro, mas esse isolamento desvendou uma série de novos cenários no universo comercial. Na impossibilidade de prestar um serviço tradicional, as empresas foram quase forçadas a reinventar-se e usar as ferramentas digitais disponíveis para alcançar os clientes e realizar vendas.
Nenhuma dessas ferramentas é novidade, mas algumas ganharam destaque e apresentam-se como as tendências no marketing digital para 2021.
Vamos falar um pouco sobre cada uma delas:
Marketing Interativo – Conjunto de procedimentos e técnicas para incentivar a interação do público, com a sua empresa. Introduzir elementos interativos ao seu website e redes sociais é uma excelente maneira de lhe acrescentar valor, envolver o público com a sua marca e conhecer melhor o seu persona. Inevitavelmente o tráfego no seu website e redes sociais irá aumentar com estas técnicas.
Micro Influenciadores – Como o nome indica são influenciadores menores. Uma nova geração de influenciadores, ganhou protagonismo quando foi descoberto, o poder que estes têm, nas decisões de compra do público. Estes micro influenciadores tem um nicho de mercado específico, em que o público mais facilmente se identifica com eles e isso aumenta as probabilidades de conversão.
Conteúdos do Utilizador – Os conteúdos criados pelo utilizador comum, são uma das formas mais autênticas de marketing. Sejam vídeos, fotos ou avaliações, o nível de autenticidade deste tipo de comunicação, atesta a distinção e a importância da sua marca, sem que seja pela autopromoção. A veracidade e naturalidade desta promoção traz imensas oportunidades de conversão.
Vendas nas Redes Sociais – As alterações nas plataformas das Redes Sociais, permitiram que empresas pudessem usar os seus perfis nas Redes como um canal de vendas. O comércio nas Redes Sociais mostra ser uma das maiores tendências do Marketing Digital em 2021.
Lives – A transmissão ao vivo em tempo real na internet, geralmente feita através das plataformas disponíveis nas redes sociais, tornaram-se em 2020, um dos tipos de conteúdo online mais popular. Segundo a Stream Elements estima-se que em 2019, os utilizadores da internet assistiram a 1.1 bilhão de horas de vídeos ao vivo.
Conteúdos Efémeros – Publicações e conteúdos breves e dinâmicos que prendam a atenção das pessoas num curto espaço de tempo. Este conteúdo é muito popular em redes sociais, como o Snapchat, Facebook e Instagram, sendo conhecidos como stories e snaps. Conteúdo visual breve, atrativo e dinâmico, são de consumo espontâneo e ganham adeptos diariamente. Milhares de conteúdos efémeros são visualizados todos os dias.
Estas são as tendências, que ganharão protagonismo em 2021. Faça uso delas para impulsionar o seu negócio e entre no Ano Novo com o pé direito.