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04/06/2021

O que são os arquétipos e como eles influenciam as marcas.

O que são os arquétipos e como eles influenciam as marcas.

Quem desenvolveu a teoria dos arquétipos foi o psiquiatra e psicoterapeuta Carl Jung. Ele acreditava que os arquétipos, representavam as principais motivações básicas do ser humano.

Todos nós temos diferentes, traços de personalidade, valores e visão do mundo. Com as marcas e as empresas que as representam não é diferente. É por isso que temos afinidade com algumas e outras nos são completamente indiferentes.

Criamos ligações, com quem tem traços de personalidade e valores idênticos aos nossos.

As grandes marcas, passaram a aplicar este conceito do arquétipo, para definir a sua personalidade, personalizar a sua comunicação e desenvolver verdadeiras ligações com o público.

Quando uma marca assume um arquétipo para comunicar a sua personalidade, as pessoas com valores idênticos, reconhecem-na e identificam-se com ela. 

As empresas que têm uma personalidade bem definida, comunicam de forma muito mais humanizada e conquistam mais facilmente a confiança do público.

Os arquétipos de marca, são uma excelente forma, de conseguir criar boas estratégias de marketing, a partir de gatilhos emocionais.

Vamos conhecer um pouco mais, sobre cada um:

O Inocente

“Somos livres para sermos nós mesmos”

Motivação: Segurança

O Inocente deseja ser feliz acima de tudo e acredita num mundo melhor.

O inocente é aquele que inspira pureza, simplicidade e positividade em relação a si mesmo e ao mundo.

Ele observa as coisas de forma simples e acredita que soluções podem ser encontradas se abordar as questões de forma descomplicada. Outras características marcantes deste arquétipo, são a autenticidade, a espontaneidade e a transparência na tomada de decisões.

As marcas ligadas à bondade, nostalgia e que possuem valores sólidos, são aquelas que mais se identificam, com o arquétipo do Inocente.

Os produtos deste tipo de marca oferecem uma resposta simples a um problema fácil de identificar.

Arquétipo do Inocente: Dove https://www.youtube.com/watch?v=ABups4euCW4

O Explorador

“Não levante cercas à minha volta”

Motivação: Liberdade

Para o Explorador, a liberdade é o valor mais importante e foge do tédio e da rotina. Gosta de viajar, de novidades e de experienciar o melhor da vida.

 O explorador carrega consigo uma grande vontade de descobrir o mundo e não se prende às amarras da sociedade.

A ambição é uma das principais características desse arquétipo.

O seu maior desejo é liberdade para viver as suas descobertas pelo mundo fora.

O arquétipo do Explorador pode ser uma boa escolha para representar marcas com produtos ou serviços que podem ser consumidos em qualquer lugar e comprados pela internet.

Arquétipo do Explorador: Land Rover https://www.youtube.com/watch?v=u7Oc4g_CtZc

O Sábio

“A verdade te libertará”

Motivação: Compreensão

O Sábio deseja entender o mundo através do estudo e da auto reflexão.

O arquétipo do sábio é aquele que quer aprender coisas novas e evoluir sempre.

Uma das suas características, é estar sempre atento às principais tendências, estudos e informações, que possam melhorar o seu entendimento sobre os mais diversos assuntos. O sábio é responsável por estimular e valorizar a aprendizagem.

O seu maior desejo é alcançar a felicidade através do conhecimento.

Tem o dom da inteligência e da confiança. Gosta de dados e informações sobre produtos.

As marcas que informam, educam e estimulam a aprendizagem, tem como arquétipo, o Sábio.

Arquétipo do Sábio: TEDx https://www.youtube.com/watch?v=Ge7c7otG2mk

O Rebelde

“As regras são feitas para serem quebradas”

Motivação: Libertação

O Rebelde gosta de quebrar regras e chamar atenção sobre si.

O arquétipo do Rebelde, revela-se muito em pessoas que vivem dentro dos padrões, mas que gostam de liberdade, por isso quebram as regras de alguma forma, nem que seja por alguns momentos ou por alguns dias.

Na sociedade em que vivem, sentem-se incomodados com os processos enraizados e com burocracias. Essa sensação de incómodo em relação à sociedade, faz com que o Rebelde, seja capaz de revolucionar o que está ao seu alcance.

As marcas influenciadas por este arquétipo, são vistas como provocadoras, disruptivas, inovadoras e o seu público são pessoas “desajustadas” e que gostam de viver no limite.

O seu maior desejo é chocar com a sua rebeldia, tem o dom da liberdade e espírito de “bad boy”.   

Arquétipo do Rebelde: Harley-Davidson https://www.youtube.com/watch?v=FcRfTjhA1qE&list=PLmwOpCMfw1FGpqMjJ_aKlXlU-0fRUmyov&index=1

O Mago

“Tudo pode acontecer”

Motivação: Poder

É um arquétipo de transformação e ligado a um propósito.

Têm a capacidade de levar as pessoas a uma jornada de transformação pela experiência de um momento mágico. 

O seu desejo é realizar sonhos e transformar mundos.

As características mais importantes deste arquétipo são a coragem, a liberdade, a inovação e a criação de ideias pioneiras, que muitas vezes são vistas como “loucas”.

Arquétipo do Mágico:  Axe https://www.youtube.com/watch?v=yNAHeqPIGN0

O Herói

“Onde há vontade, há um caminho”

Motivação: Excelência

O Herói, acredita que com coragem é possível conquistar qualquer coisa.

Este Arquétipo está destinado a mudar o mundo e o seu desejo é provar o seu valor, através de atos corajosos.

É esforçado e muito produtivo. É corajoso e está pronto a ultrapassar qualquer desafio que surja no seu caminho. A sua estratégia é ser o mais competente e corajoso possível.

As marcas que ajudam as pessoas a alcançarem resultados superiores, que causam impacto no mundo ou têm produtos inovadores, usam este arquétipo.

Arquétipo do Herói: Nike https://www.youtube.com/watch?v=BUvEEVq4woU

A Pessoa Comum

“Todos os homens e mulheres são criados igualmente”

Motivação: Comunidade

A sua principal missão é conectar-se com os outros e fazer parte de alguma coisa, inserir-se de forma efetiva na sociedade.

O seu Desejo é fazer parte do todo.

Não gosta de se destacar na multidão e quer comprar, usar ou ter o que pessoas do seu círculo social têm.

Estabelece ligação com os outros, usando as virtudes da empatia e da humildade como estratégia.

A sua linguagem é acessível e desperta no outro o sentimento, de que facilmente poderia ser, aquela pessoa retratada pela marca.

Este arquétipo é ideal para vender produtos de uso cotidiano e de preço baixo.

Arquétipo da Pessoa Comum: Ikea https://www.youtube.com/watch?v=AsN0SDVpS8M

O Bobo da Corte

“Se eu não puder dançar, não quero fazer parte da revolução”

Motivação: Prazer

O Bobo da Corte, aposta no humor e na ideia de viver o momento, aproveitar ao máximo e criar ligações com os outros através da diversão.

Este arquétipo é despreocupado e naturalmente engraçado. Este perfil é conhecido por ser divertido, fazer piadas sobre si próprio e ver a vida de forma muito tranquila.

As marcas sob a influência deste arquétipo, ajudam as pessoas a se divertirem e fazerem parte de um grupo.

O lema aqui é conquistar as pessoas com a promessa de que elas serão aceites independentemente de quem são.

O seu maior desejo é viver a alegria do momento.

Arquétipo do Tolo: Havaianas https://www.youtube.com/watch?v=oPiEFljjKa0

O Amante

“Só tenho olhos para ti”

Motivação: Intimidade

O Amante, deseja relacionar-se com outras pessoas.

A  característica principal desse arquétipo, não envolve necessariamente o amor, mas sim a personalização do amor, da sedução e da sexualidade.

 A sua estratégia é tornar-se atraente física e emocionalmente.

O seu desejo é conectar-se aos outros através da sensualidade,  despertando neles ares de beleza, sofisticação e até mesmo de poder. 

As marcas que usam este arquétipo, criam nos clientes, o sentimento de exclusividade.

As marcas que ajudam as pessoas a encontrar o amor, a amizade ou a beleza, ou que usam a sensualidade para vender, usam este arquétipo.

Marcas que usam o arquétipo do Amante: Channel https://www.youtube.com/watch?v=qeMqcApmS7g

O Cuidador

“Ama o teu próximo como a ti mesmo”

Motivação: Ajudar

O Cuidador, tem como principal missão, proteger e cuidar dos outros.. 

Tem o dom da compaixão, da generosidade e da gentileza.

As marcas sob influência deste arquétipo, querem ajudar e proteger os seus clientes.

A sua mensagem tende a ser sempre positiva e feita de forma extremamente humanizada.

 São motivados pelo desejo de proteger e cuidar dos outros, especialmente os mais necessitados.

Promovem uma vida melhor para os seus clientes, e não medem esforços para que isso aconteça.

Arquétipo do Cuidador : Johnson & Johnson https://www.youtube.com/watch?v=EpFEaX9qAA4

O Criador

“Se pode ser imaginado, poderá ser criado”

Motivação: Inovação

O Criador, possui o dom da criatividade.

Tem traços artísticos e deseja deixar a sua marca no mundo.

 Gosta de partilhar conhecimento e valoriza novas ideias.

Tem o dom da criatividade e da imaginação. O seu maior desejo é criar algo de valor duradouro.

Sob este arquétipo, estão empresas ligadas ao marketing e softwares, pois são criadores por natureza.

Este perfil é o adequado a empresas que se reinventam o tempo todo, que apostam na criatividade para se diferenciar das demais.

Arquétipo do Criador:  Lego https://www.youtube.com/watch?v=zCXMx7RcZ5I

O Governante

“O poder não é tudo, mas é tudo o que importa”

Motivação: Controlo

Status, poder, glamour e ostentação, são as características mais marcantes deste arquétipo.

O seu maior desejo é exercer o poder e o controlo. Valoriza o status e a estabilidade.

É carismático e persuasivo na sua mensagem.

Acredita que quem conquista o seu lugar, é visto de forma superior aos demais.

Este arquétipo é perfeito para as marcas que fazem o consumidor parecer poderoso, luxuoso e tradicional.

Uma vez que estas marcas primam pela qualidade, confiança e status, os preços podem e devem ser mais altos do que os praticados no mercado.

Arquétipo do Governante: Mercedes-Benz  https://www.youtube.com/watch?v=CnUe0CeRwSc

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