A psicologia das cores no Marketing
A psicologia das cores no Marketing:
Estudos na área da psicologia, mostram que o cérebro humano identifica e processa as cores de diferentes formas, sendo influenciado nas suas emoções, sentimentos e desejos.
Estes estudos analisam e definem, quais são os efeitos que cada cor desperta nas pessoas.
Assim sendo, é importante aprender sobre a psicologia das cores e usá-la favoravelmente na sua marca, para conquistar os seus objetivos de marketing.
Exemplos da psicologia das cores:
Verde:
O verde refere-se ao crescimento e à saúde. É a referência quando o assunto é a natureza e o meio ambiente. Traz sensações de equilíbrio, harmonia, saúde e frescor ao ambiente. Dependendo das tonalidades de verde, representa ainda o dinheiro, a economia e a burguesia. O verde está associado à verdade e a regras. É usado por empresas como a Land Rover ou o energético Monster.
Vermelho:
O vermelho representa a excitação e a ousadia. É uma das cores mais simbólicas do mercado, pode significar cor da paixão ou da fome. É muitas vezes usado no marketing para atrair a atenção. O vermelho aumenta os batimentos cardíacos, cria uma necessidade de urgência e favorece as compras por impulso. Em conjunto com o amarelo é usado para estimular o apetite.
O vermelho é utilizado nos logos de empresas como a Coca-Cola ou a Nintendo.
Amarelo:
O amarelo é uma cor extremamente chamativa e pode transmitir a ideia de otimismo, uma vez que é considerada uma cor acolhedora. É também usado para sinalizar situações onde é preciso ter cuidado e atenção, mas se for combinada com o vermelho, na área da alimentação por exemplo, transmite a “sensação de fome”.
Talvez não seja por mero acaso que a empresa McDonald 's usa esta cor na sua marca e nas suas campanhas de marketing..
Azul:
O azul é a cor mais fria, das cores primárias e possui 111 tonalidades diferentes. Representa a harmonia e a fidelidade e transmite confiança e segurança. É uma cor capaz de estimular a criatividade, se usada num ambiente de trabalho ou de estudo. O azul transmite a sensação de sucesso e conquista.
O azul não é recomendado para restaurantes, por exemplo, visto que o azul reduz o apetite.
É utilizado em marcas como a Volkswagen ou o Facebook.
Laranja
O laranja transmite a sensação de amizade e confiança. Trata-se de uma cor enérgica, que desperta o ânimo e estimula a criatividade, auxiliando na atração dos consumidores.
O laranja tem características muito alegres e estimulantes, acabando por despertar o desejo de ação do consumidor e por isso é muito utilizado no mundo da publicidade.
Marcas como a Fanta e a Amazon têm as suas logos “vestidas” de laranja.
Violeta:
A cor Violeta representa a imaginação e a sabedoria. É uma cor associada ao feminino e à magia. Possui mais de 41 tonalidades e no marketing é geralmente usada em produtos de beleza e antienvelhecimento. Costuma ser usada em espaços e estabelecimentos que proporcionam bem-estar, como SPAs e clínicas de estética.
Cinza:
O cinza representa o equilíbrio e a neutralidade. O cinza passa a ideia de responsabilidade, conhecimento e profissionalismo e geralmente é utilizado em designs corporativos.
O mercado da tecnologia e da inovação, faz-se representar por esta cor.
As marcas Hyundai e Apple utilizam o cinza nos seus designs.
Branco:
O branco é denominado como “cor pura”, sendo capaz de transmitir a sensação de tranquilidade, limpeza e organização. Esta cor tem também o poder de acalmar, transmitir pensamentos de competência, pureza e frescura.
No mundo do marketing, é principalmente usada em marketing de conteúdo, sendo a cor prevalecente em blogs.
Preto:
O preto é uma cor poderosa. É associado à elegância, à exclusividade e à força. Por ser a cor da noite e do céu noturno é também associado às coisas proibidas, ao mistério, ao místico e às coisas que se fazem em segredo.
Transmite a sensação de mistério, medo e curiosidade.
Guia prático sobre cores e emoções desenvolvido pelos especialistas da No Film School:
- VERMELHO - raiva, paixão, raiva, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência
- ROSA - amor, inocência, saudável, feliz, contente, romântico, charmoso, brincalhão, suave, delicado, feminino
- AMARELO - sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, luz do sol, verão, desonestidade, covardia, traição, ciúme, cobiça, engano, doença, perigo
- LARANJA - humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibrante, expansivo, extravagante
- VERDE - cura, calmante, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, natureza imutável, meio ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor, primavera, generosidade, fertilidade, ciúme, inexperiência, inveja
- AZUL - fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, realização paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia, depressão
- ROXO / VIOLETA - erótico, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação, sabedoria, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensível, intimidade
- MARROM - materialista, sensação, terra, casa, ao ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade
- PRETO - Não, poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, mal, tristeza, remorso, raiva
- BRANCO - Sim, proteção, amor, reverência, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bem, esterilidade, casamento (culturas ocidentais), morte (culturas orientais), frio, clínico, estéril
- PRATA - riquezas, glamour, distinto, terreno, natural, elegante, elegante, alta tecnologia
- OURO - precioso, riqueza, extravagância. caloroso, riqueza, prosperidade, grandeza
Não subestime o poder das cores
A escolha da cor, pode não parecer tão importante assim, mas a verdade é que a mensagem transmitida por ela, mesmo subliminar, pode atrair ou afastar o público. Os elementos psicológicos e os significados específicos das cores, são parte importante da construção de uma marca, da sua mensagem, dos seus objetivos e até do seu espaço físico e online. Cada seleção de cores, dará aos seus clientes a sensação de confiança, exclusividade, bem-estar ou até de urgência.
Se ficou interessado sobre todos os pormenores que constroem uma marca impactante, visite a nossa página de notícias, onde falamos também sobre arquétipos e branding.